Gestão Documental no Registro de Imóveis

ABDRI

ABDRI – Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário tem a honra de patrocinar o curso Gestão Documental no Registro de Imóveis – Aspectos Teóricos e Práticos 

Público Alvo: Oficiais de Registro, seus prepostos e profissionais que atuam nas áreas de arquivo e tecnologia da informação dos cartórios de Registro de Imóveis.

Data: 11 de novembro de 2015
Horário: 9h – 17h
Carga horária: 8 horas
Local: Sala Elvino Silva Filho, Rua Marquês de Paranaguá, 272 – Consolação – São Paulo/SP – CEP 01303-050.

Objetivos: Oferecer conhecimentos teóricos e práticos referentes aos procedimentos necessários à gestão dos documentos de arquivo dos cartórios de Registro de Imóveis, visando atender às demandas internas e regulatórias (CNJ/CGJSP) de forma eficiente e econômica.

Instrutora: Dra. Paola Rodrigues Bittencourt

  • Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
  • Servidora do Arquivo Nacional; atua como arquivista da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos desde 2006.
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1644225204208570

Além do workshop, a inscrição ainda contemplará:

  • Coffee break e
  • Certificado

Inscrições sujeitas à disponibilidade de vagas. 

Programa

9:00 – 9:30 – Conceito de documento – des. Ricardo Dip, coordenador científico da ABDRI,

  • Nesta introdução, serão discutido aspectos teóricos e conceituais a respeito dos documentos.

9h – 10h30 – Aspectos Teóricos

  • Teoria das três idades
    • Corrente
    • Intermediário
    • Permanente
  • Ciclo de vida dos documentos dos cartórios.
  • Conceitos e princípios arquivísticos básicos para desenvolvimento das atividades em arquivos dos Cartórios de RI. Exemplo: Conceito de documento, arquivo, documento de arquivo; princípios arquivísticos, documento físico, eletrônico e híbrido;
  • Gestão dos documentos dos Cartórios de RI. 
    • O que é gestão de documentos?
    • Fases da gestão de documentos
      •  Produção
      • Utilização
      • Destinação
  • Critérios de eliminação dos documentos;

10h30 – 10h45 – Coffee Break

10h45 – 12h30

  • Plano de Classificação e tabela de temporalidade – principais ferramentas de gestão dos documentos dos Cartórios de RI.
    • Por que são tão importantes?
    • Conceito, benefícios de aplicação;
    • Lógica da aplicação de código de classificação de documentos de arquivo

12h30 – 14h30 – Almoço (horário livre)

14h30 – 15h30 – Aspectos práticos,

  • Gestão de formatos físicos, eletrônico e híbridos – Racionalização da produção documental para otimização das atividades dos Cartórios de Registro de Imóveis;
  • Como organizar e gerenciar melhor os seus documentos e arquivos.

15h30 – 15h45 – Coffee Break

15h45 – 17h – Pinga-fogo

Registro Eletrônico e os Desafios da Gestão de documentos híbridos dos Cartórios Extrajudiciais.

  • Sérgio Jacomino – Registrador do 5º Oficial de Registro de Imóveis da Comarca da Capital e autoridades convidadas.  

Como inscrever-se?

O número de vagas é limitado. Preencha o formulário de inscrição e aguarde contato posterior da secretaria. Pedido sujeito a aprovação.

Ficha de inscrição.

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